A ansiedade e o estresse contínuos afetam o nosso sistema imunológico, facilitando o aparecimento de doenças, das mais simples, como uma gripe; como outras mais sérias, como problemas cardíacos. São gatilhos também para a insônia, depressão, irritabilidade, falta de memória, baixa criatividade, enxaquecas, pressão arterial alta, etc.
A meditação é uma poderosa ferramenta interna que pode nos ajudar e muito no controle da ansiedade e do stress, além de amenizar dores, fortalecer a imunidade, entre outros benefícios.
Benefícios estes que vêm sendo estudados, ao longo desses últimos vinte anos, por médicos e cientistas nos mais conceituados hospitais e universidades do mundo, como Havard, Wisconsin, Cambridge entre outras. Hoje, a meditação é totalmente validada por essas pesquisas.
O desempenho antiestresse da meditação acontece porque a mente aquietada inibe a produção de adrenalina e cortisol – os dois hormônios secretados nas situações de estresse – , ao mesmo tempo que estimula, no cérebro, a produção de endorfinas, um tipo de tranquilizante e analgésico natural, tão poderoso quanto a morfina e responsável pela sensação de leveza nos momentos de contentamento.
A meditação, a médio e longo prazo, é profundamente transformadora. A curto prazo, já se observa algumas mudanças importantes. Confira na galeria de fotos acima 15 benefícios da meditação para a saúde do corpo e da mente.